Nossos Serviços

Como podemos ajudar?

Áreas de Atuação da Empresa

Os serviços oferecidos pela Hdom são:

Hdom serviço inventário florestal floresta

Floresta

Prestamos uma série de serviços especializados na área florestal. Nosso diferencial é a qualidade e conhecimento da logística para trabalhos de campo em florestas amazônicas.

Inventário Florestal
Este serviço tem por objetivo instalar parcelas (permanentes ou temporárias) em vegetações primárias de modo a coletar informações que posteriormente serão utilizadas para estimar a biomassa (carbono), acima e abaixo do solo, na área alvo do projeto. Todo esse processo é realizado utilizando método MRV (Mensuração, Relato e Verificação) que proporciona transparência. A Hdom também utiliza um sistema de qualidade (QA/QC) para aumentar a confiança nos dados (informações) entregues.
Inventário Florístico
Este serviço envolve a instalação de parcelas de área fixa e posterior coleta de material botânico da vegetação localizada dentro desta parcela. Das coletas são produzidas exsicatas para identificação botânica e, quando há a presença de material fértil (flores, frutos e sementes), estes também são coletados e armazenados como recomendam os padrões técnicos.
Alometria
Este serviço visa realizar um estudo de biomassa (todo) em função de partes do todo (Diâmetro à Altura do Peito – DAP) de modo a calibrar a equação que será realizada para a determinação do estoque de carbono da área alvo. Esta atividade envolve um processo destrutivo de parcelas e análise laboratorial das amostras coletadas.
Plano de Manejo Florestal (PMF)
O processo envolve desde o levantamento dos estoques de volume (inventário florestal diagnóstico, amostral e censo) até a elaboração do plano de exploração da madeira da área alvo. O Plano de Manejo Florestal (PMF) é um documento técnico que, após elaborado, deve ser entregue aos órgãos ambientais competentes.
Plano de Gestão Integrado de Território
O objetivo deste estudo é analisar a área florestal como um todo, sob seus diversos aspectos (madeira, biodiversidade, água, carbono etc), e criar um plano de exploração que melhor otimiza os seus recursos, de forma sustentável.
Hdom serviço socioambiental educação ambiental

Socioambiental

Atuamos na área socioambiental com serviços que visam integrar o ser humano aos projetos de desenvolvimento sustentável.

Diagnóstico Socioambiental
Também conhecido como Diagnóstico Socioeconômico, este serviço envolve a descrição do perfil das comunidades que estão, direta ou indiretamente, envolvidas com a gestão e uso dos recursos naturais, possibilitando assim, a efetiva sustentabilidade ambiental do projeto proposto. Algumas atividades desenvolvidas neste contexto envolvem: (a) identificar os impactos das principais atividades desenvolvidas pela população e no entorno; (b) apresentar alternativas para as atividades que produzam impactos negativos na área do projeto; (c) apresentar as recomendações para o manejo etc.
Engajamento de atores
Realização de oficinas utilizando métodos participativos para engajamento dos atores envolvidos no projeto de sustentabilidade ambiental proposto, visando a elaboração da matriz de materialidade.
Definição de salvaguardas
Este serviço visa definir, por meio de oficinas que utilizam métodos participativos, os critérios de salvaguardas socioambientais que promovam a articulação e participação ativa dos diferentes grupos de interesses e comunidades locais, para o perfeito entendimento das iniciativas, reforçando o diálogo aberto entre as partes, garantia de boa governança do território e permanência do projeto de sustentabilidade ambiental.
Estudo de Componente Indígena
Este estudo é subsidiado por dados secundários e pela coleta de dados primários, referentes aos impactos para os meios físico e biótico e os impactos de ordem social, econômica e cultural para os grupos indígenas envolvidos.
Hdom serviço socioambiental educação ambiental

Educação Ambiental

Desenvolvemos soluções que visam capacitar colaboradores e jovens nas boas práticas ambientais.

LEGO OIKOS
É uma metodologia lúdica e interativa adaptada para a Educação Ambiental que utiliza peças de LEGO. Esta ferramenta busca a construção de comportamentos proambientais a partir da reflexão de modos de agir e pensar em relação ao ambiente. Nesse processo educativo o participante tem a oportunidade de (re)avaliar suas atitudes e ações para uma maior responsabilidade e cuidado ambiental, aspectos cruciais para a sustentabilidade ambiental, seja no âmbito da casa, da escola, do trabalho ou institucional.
Atividades de Sensibilização
São atividades desenvolvidas em datas e ocasiões específicas, como datas disseminadas pela mídia (dia do meio ambiente, da árvore, do consumo consciente etc) para sensibilização dos colaboradores de sua empresa, dentro de um Programa de Educação Ambiental. A Hdom pode organizar mini-oficinas (trabalhando habilidades do saber-fazer prático ou processual), palestras interativas (utilizando recursos audiovisuais), visitas guiadas, jogos etc, de forma a integrar a empresa com a sociedade.
PEAT
O objetivo é desenvolver um conteúdo programático, dentro de um Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT), que será aplicado, de forma periódica, dentro da empresa, como parte das medidas de mitigação ou compensação do empreendimento. Abordamos este trabalho por meio de: (a) levantamento das atividades de gestão ambiental; (b) levantamento das percepções ambientais; (c) preparação do programa educativo e execução do treinamento e (d) compilação das informações coletadas e apresentação dos resultados.
Hdom serviço geração ativos ambientais créditos carbono

Ativos Ambientais

Prestamos uma série de serviços técnicos especializados na área de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que visam criar ativos ambientais para posterior comercialização e/ou compensação.

Estudo de Viabilidade
Atuando em conjunto com nossos parceiros, desenvolvemos estudos técnicos/econômicos que visam entender a viabilidade do projeto de criação de ativos ambientais. O objetivo é levantar dados que possam ser utilizados dentro do processo de decisão para a realização (ou não) do empreendimento proposto.
Estimativa de estoque de carbono
O objetivo deste serviço é estimar, dentro de uma faixa de erro conhecida, o estoque de carbono (ou biomassa) presente na área alvo do projeto. Para tanto, são utilizados dados primários coletados por meio de um inventário florestal e métodos estatísticos conhecidos da literatura.
Elaboração de linha de base
A elaboração de uma linha de base se faz necessária para os projetos que geram ativos ambientais dentro de um mecanismo financeiro chamado de baseline-and-credit. Para tanto elaboramos um cenário possível e verossímil que tem por objetivo estimar a quantidade de ativos ambientais gerados dentro de uma linha temporal.
Elaboração de DCP
O Documento de Concepção de Projeto (DCP) é um documento eminentemente técnico onde o proponente, ou titular do projeto, presta as informações básicas do projeto. Desenvolvemos este documento com base nas informações coletadas em campo seguindo os modelos estabelecidos pelas entidades validadoras de ativos ambientais.
Hdom serviço geoprocessamento análise imagens satélite sig

Geoprocessamento

Utilizando um Sistema de Informações Geográficas (SIG) prestamos serviço de análise e projeção de mudança de uso do solo que envolve a elaboração de mapas para diversos fins.

Histórico e projeção de desmatamento
O objetivo deste serviço é avaliar, dentro de uma linha temporal, sucessivas imagens de satélite para determinar a mudança de uso do solo dentro da área alvo do projeto. A partir deste estudo é implementado um algoritmo que busca predizer o avanço do desmatamento com base no histórico observado para esta mesma área. Para tanto, em amos os casos, são elaborados mapas para uma melhor visualização do processo.
Elaboração de mapas
Utilizando um Sistema de Informações Geográficas (SIG) prestamos serviço de elaboração de mapas para os mais diversos fins, como por exemplo, planta de caracterização memorial descritivo do imóvel rural, necessário para o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Hdom serviço cadastro ambiental rural car

CAR

Prestamos serviços técnicos especializados que visam a adequação do proprietário de área rural ao novo Código Florestal, incluíndo adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

PRADs
O objetivo deste serviço é auxiliar o proprietário rural a cumprir as obrigações de manutenção de vegetação nativa, elaborando e implementando um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL).
Acompanhamento de processo
A Hdom presta o serviço de entrada e acompanhamento técnico do processo de Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto ao órgão ambiental competente em Manaus (IPAAM). Isto inclui preenchimento de formulário de adesão do proprietário rural e do posterior acompanhamento do processo.
Representação junto a BVRio
A Hdom é credenciada junto a Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) para cadastrar e representar o proprietário rural que deseja comercializar suas Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) e, anteriormente, Contratos de Desenvolvimento e Venda de Cotas de Reserva Ambiental (CRAFs).

Programa de Educação Ambiental para Empresas

O Programa de Educação Ambiental (PEA) para Empresas traz, em suas distintas formas e módulos, conhecimentos e reflexões importantes sobre as principais questões ambientais que integram a busca pela sustentabilidade das organizações. Sua implantação possibilita, ainda, a capacitação dos colaboradores para boas práticas ambientais no trabalho e em suas casas, utilizando metodologias participativas que se mostram mais eficazes e eficientes para sensibilizar, informar e estimular novas formas de agir e pensar. Todo este processo trata de uma estratégia importante de reconfiguração contemporânea onde os gestores, trabalhadores, comunidades circunvizinhas e demais segmentos de participação direta ou indireta com a Empresa, possam cumprir seu papel social para a tão desejada e urgente sustentabilidade ambiental.

Para mais informações, consulte a ementa.

Apresentação de palestra aos funcionários da Organização com utilização de recurso audiovisual e atividades interativas como dinâmicas, vídeos e jogos educativos. O conteúdo é definido de acordo com as necessidades da Empresa, podendo abranger, por exemplo, os seguintes temas:

  • Problemática ambiental;
  • Importância da educação ambiental na Empresa; e
  • Consumo consciente.

Público Alvo: Colaboradores próprios, terceiros, seus familiares e/ou comunidade circunvizinha.
Recursos: Sala de aula ou auditório com espaço confortável e projetor visual.

Diagnóstico com a identificação da percepção dos colaboradores sobre o ambiente da Empresa, seus desafios em relação sustentabilidade; valores e significados atribuídos ao meio ambiente; medidas de gestão ambiental já implantadas e outros itens prioritários para a Organização.
Há também a possibilidade de diagnóstico com a comunidade circunvizinha da Empresa, neste caso, há o levantamento das percepções acerca da Organização; as expectativas com a sua implantação; breve perfil socioeconômico da comunidade e outros itens prioritários para a Organização.

Público Alvo: Colaboradores próprios, terceiros e/ou comunidade circunvizinha.

Atividades de reflexão em grupo sobre temáticas importantes para o desenvolvimento do trabalho na Empresa. Com atividades lúdicas e exercícios que permitem a identificação e a resolução de problemas que atingem o trabalho e que requerem o protagonismo dos colaboradores para a sua resolução. Os temas abordados podem ser:

  • Responsabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Respeito às diferenças;
  • Higiene;
  • Respeito com a biodiversidade.

Público Alvo: Colaboradores próprios e terceiros (até 10 participantes).
Recursos: Sala de aula ou auditório com espaço confortável e quadro branco.

Os eventos de sensibilização (campanhas) são atividades alusivas a datas locais, nacionais e internacionais que, ao serem trazidas para a Empresa, busca sensibilizar os colaboradores para a temática ambiental discutida externamente. É um momento propício para integrar a Empresa na sociedade e de certa forma estar atenta às discussões. Os eventos possibilitam ainda uma maior interação da Organização com a comunidade (famílias dos colaboradores e comunidade vizinha) com o objetivo de divulgar, sensibilizar, promover e integrar as pessoas em prol das temáticas ambientais. Podem ser abordados:

  • Dia da Árvore;
  • Dia da Amazônia;
  • Dia Internacional da Biodiversidade;
  • Dia Mundial da Água;
  • Dia da Terra;
  • Semana do Meio Ambiente;
  • Dia de proteção às Florestas; dentre outros.

Público Alvo: Colaboradores próprios, terceiros, seus familiares e comunidade circunvizinha.
Recursos: Variável de acordo com a dimensão e abrangência do evento.

Os cursos de Educação Ambiental para os Trabalhadores da Empresa são apresentados nos níveis: Básico; Intermediário; Avançado e Especializado. Os mesmos são montados de acordo com as necessidades e interesses da Organização, levando-se em conta sua atuação no mercado, gestão socioambiental e articulação com seus stakeholders. Os módulos podem ser realizados sequencialmente, ou em momentos alternados de acordo com a disponibilidade das turmas.

Para mais informações, consulte a ementa.